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Inteligência de Mercado: O que é? E como montar uma estratégia?

Como empresário você deve traçar estratégias que lhe ajudem a conduzir melhor os negócios. A inteligência de mercado é justamente uma dessas estratégias, e pode ser a sua grande parceira na tomada de decisões.

Mais conhecida pelo termo em inglês Business Intelligence, a inteligência de mercado entende que os dados obtidos pela empresa são essenciais para as decisões e para o comportamento do negócio.

Sendo assim, a estratégia visa reunir esses dados e informações de modo que eles possam ser rapidamente acessados quando necessário. Isso pode ser feito através de diversos mecanismos.

A análise de dados pode aumentar o poder competitivo do negócio, fazendo com que se torne muito mais forte perante seus concorrentes. Entender o conceito e a aplicação de business intelligence é importantíssimo para montar a sua estratégia.

COMO MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO?

Para começar a montar a sua estratégia de inteligência de mercado você precisa entender que uma empresa gera basicamente dois tipos de dados: os primários e os secundários.

Os dados primários são aqueles gerados por relatórios dos mais variados setores de sua empresa, como marketing, vendas, financeiro entre outros. São dados que podem ser variáveis ou não. Comece coletando e organizando todos eles. Pense também em coletar dados como:

  • Dados que segmentam o seu público-alvo;
  • Dados comportamentais dos clientes;

Os dados secundários, por sua vez, são dados que já existem, que já foram coletados e organizados em outro momento, como relatórios de instituições de ensino, análise de mercado publicada por especialistas etc.

UTILIZE AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS PARA FACILITAR O TRABALHO

Para facilitar tanto a coleta quanto a organização dos dados você pode fazer uso de diversas ferramentas que hoje estão disponíveis. Softwares e programas podem ser instalados no sistema de sua empresa a fim de contribuir com isso.

Não dá para fugir da geração de gráficos e tabelas. Mas é importante que os profissionais de sua empresa consigam analisar os dados obtidos através dessas imagens de maneira independente, sem precisar de uma analista de TI ou algo do tipo.

Por isso insistimos que a implantação de uma inteligência de mercado é pautada principalmente na mudança comportamental, quando todos os funcionários conseguem compreender a importância de analisar dados para tomar decisões.

PESQUISA DE MERCADO – UMA GERADORA IMPORTANTE DE DADOS

A pesquisa de mercado é capaz de lhe oferecer informações importantíssimas, que poderão ser utilizadas na hora de montar uma boa estratégia de inteligência.

Essa é uma das formas mais eficientes de obter dados a respeito da opinião e do comportamento de seus clientes. E através disso fica muito mais fácil compreender o que é e o que não é relevante para o seu público.

Conhecer e entender a importância disso para a sua empresa é o primeiro passo. A política de análise de dados tem se mostrado como uma das mais interessantes e promissoras para melhorar os resultados mercadológicos.

inteligência de mercado, quando bem implantada, pode ser a principal aliada nas tomadas de decisões, tornando a sua empresa mais competitiva e muito mais potente no seu nicho de atuação.

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